1983-1984-Que galego na escola TESE REINTEGRACIONISTA (2024)

Related Papers

1983-1984-Livro novo de Textos velhos - I - Tese Reintegracionista 1983-1984 - Que galego na escola?

António Gil Hernández A G H Gz

O texto recolhe, escaneado (pdf), a minha participação nos I ENCONTROS LABACA, Crunha, 1983, publicada pelas Eds. do Castro em 1984. Apenas acrescento uma breve introdução (2015) e um apêndice que reproduz a "Introducción" dos organizadores dos ENCONTROS e mais os resultados de um inquérito que fizeram no fim desles.

View PDF

webs.uvigo.es

O ENSAIO GALEGO DURANTE OS ANOS 2002-03

Manuel Forcadela

View PDF

Revista Territorios E Fronteiras

Os professores do Liceu de Portalegre (Portugal) (1851 – 1960)

2012 •

Helder Henriques

View PDF

O reintegracionismo lingüístico galego-português [1982, 1986]

José-Martinho Montero Santalha

«O reintegracionismo lingüístico galego-português», artigo publicado originariamente na revista galega "O Ensino", núm. 4 (1982), pp. 43-54. e reeditado mais tarde no volume: [VÁRIOS], "Linguística, sociolinguística e literatura galaico-luso-brasileira-africana de expressão portuguesa", vol. 2 (Pontevedra - Braga 1986, «Temas de O Ensino», núm. 6-10, 288 pp.; pp. 35-49). Esta segunda versão (que infelizmente apresenta muitas granhas de imprensa) é a que se oferece aqui.

View PDF

ISEP: Identidade de uma Escola com Raízes Oitocentistas

Luís Alberto Alves

View PDF

"Escola de Gaia" 2003

Laura Castro

View PDF

Cenários da autogestão em Portugal: O processo revolucionário em curso (1974-1975)

OS RUMOS DAS POLÍTICAS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS E EDUCATIVA NO PORTUGAL DO PERÍODO REVOLUCIONÁRIO (1974-1976

2018 •

Zuleide Silveira

Capítulo de Livro

View PDF

Reformação Ortográfica na Galiza ou, mais uma vez, a montanha parirá um rato?

1999-Reformação ortográfica na Galiza

1999 •

António Gil Hernández A G H Gz

Procurei (em 1999!!!) entender e valorizar criticamente as reformas da [orto-] grafia executadas a três bandas pelo ILGa (Instituto universitário de investigação, mudado em "academia normadora"), a RAGa (academia "oficial" e muito mudada dos princípios fundacionais) e a "Xunta de Galicia" (executora "inocente" das NOMIGa). Procurei, digo, da perspectiva da Associaçom Galega da Língua, a que então eu pertencia e na qual participava. ativamente.

View PDF

ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL SOB UMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA

Pedro Filho

some historical facts about racism in Brazilian education as well as evidence of racism in contemporary education. Finally, we discuss possibilities to break up racist structures in English language teaching. This research takes into account the theoretical contribu

View PDF

O DESENHO INFANTIL EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS ENTRE 2002 E 2013

Paulo Nin Ferreira

Este trabalho, parte de revisão bibliográfica inicial de pesquisa de doutorado, teve por objetivo a procura de trabalhos acadêmicos – teses e dissertações – que tratassem do desenho infantil, sobretudo os que tivessem o aporte teórico da sociologia da infância, cuja pesquisa tivesse sido realizada com crianças e que levassem em conta o contexto próximo e estendido da vida dos sujeitos e, principalmente, as interações entre eles. O levantamento perscrutou bases de dados de Brasil e Portugal entre 2002 e 2013 e selecionou trabalhos que mais se aproximavam dos referidos critérios, sobre os quais se realizou uma análise sobre a contribuição específica para a compreensão do papel das interações de pares no aprendizado de habilidades desenhistas na perspectiva teórica escolhida. Deste total escolheu-se um para uma análise crítica mais profunda com a intenção de refletir sobre as contribuições da pesquisa com crianças sobre a interação de pares. A pequena quantidade de trabalhos encontrados apenas sugere que há pouco interesse dos pesquisadores sobre as visuais na infância e no significado para a criança das suas produções. Além disso observa-se que os estudos desenvolvidos no Brasil estão mais centrados em parâmetros da psicologia do desenvolvimento, área de conhecimento que historicamente elaborou as principais referências teóricas para sua compreensão, encontrando-se, porém, um trabalho no Brasil na perspectiva da sociologia da infância. Diferente desta situação encontrou-se nos repositórios portugueses a presença de vários trabalhos sobre o desenho infantil baseados na sociologia da infância. Verificou-se também a tendência mais recente de investigações que versam sobre outras linguagens visuais na infância além do desenho, como a pintura, a escultura e a modelagem. Conclui-se que a pesquisa com crianças é ainda escassa, verificando-se um número acentuado de pesquisas sobre a criança ou que trazem a análise das produções infantis sem incluir dados das interações em contexto de produção. O levantamento aponta que historicamente o significado do desenho para a criança tem sido negligenciado em prol de uma visão centrada no adulto e indica que as pesquisas atuais caminham para um novo balizamento na compreensão do desenho infantil, qual seja, levar em conta as interações entre pares e a importância da construção social e histórica das representações.

View PDF
1983-1984-Que galego na escola TESE REINTEGRACIONISTA (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Edmund Hettinger DC

Last Updated:

Views: 6043

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Edmund Hettinger DC

Birthday: 1994-08-17

Address: 2033 Gerhold Pine, Port Jocelyn, VA 12101-5654

Phone: +8524399971620

Job: Central Manufacturing Supervisor

Hobby: Jogging, Metalworking, Tai chi, Shopping, Puzzles, Rock climbing, Crocheting

Introduction: My name is Edmund Hettinger DC, I am a adventurous, colorful, gifted, determined, precious, open, colorful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.